31/10/15

Tradições | Sou pelo Pão por Deus


 

Nunca achei particular piada ao Halloween. Talvez por também não adorar particularmente o Carnaval e não ser muito amiga de filmes de terror e coisas do género. Esta tradição nunca me disse nada e tenho pena que aos poucos tenha vindo substituir o Pão por Deus, que já quase ninguém pratica, especialmente se nos referirmos às grandes cidades. Quando era pequena, o Pão por Deus era um dos meus dias favoritos do ano, estava sem dúvida no top 3, equiparado ao Natal e ao meu aniversário. A minha avó comprava-me sempre roupa nova para estrear nesse dia - 1 de Novembro - e tinha uma sacola para os doces, daquelas à antiga, feita com retalhos de tecidos lindos e amorosos. Passava sempre esse dia na terra dos meus primos e bisavós, que na verdade é perto de onde vivo. Ia dormir a casa dos meus primos na noite anterior e lembro-me de não conseguir adormecer tal era a excitação com a manhã seguinte. Acordávamos muito cedo, vestíamos as nossas roupas novas, juntavamo-nos aos outros miúdos e lá íamos nós, felizes da vida, com as nossas sacolas feitas pelas avós, pedir Pão por Deus em uníssono de porta em porta. Todos na terra se preparavam para esse dia, em todas as casas havia tabuleiros cheios de rebuçados, bolachas, biscoitos, chocolates, para dar às crianças. Lembro-me que o meu docinho preferido naquela dia eram os beijinhos de açúcar, adorava-os e apesar de agora raramente ver esse género de biscoito, é impossível olhar para um sem me lembrar dos inúmeros dias de Pão por Deus em que fui tão feliz. Tenho mesmo pena que essa tradição tenho sucumbido às abóboras, às bruxas, às caveiras e aos monstros, mas é mesmo assim, com a globalização, a importação de costumes estrangeiros é quase inevitável e este parece ter vindo para ficar. Não desvalorizo esta quadra do terror que já tantos adoram e festejam por aqui e, apesar de ter pena que não se tenha valorizado mais a prática tipicamente portuguesa desta altura, acho que o importante é que as pessoas se divirtam, convivam e festejam, seja qual for a tradição festiva a que aderem. Um bom Halloween - ou Pão por Deus - a todos.

PS - Não resisti a ilustrar este post com uma fotografia minha em criança, visivelmente feliz depois uma manhã de Pão por Deus (contar os doces no final era melhor parte).

 Por aí, há mais aficcionados do Halloween ou do Pão por Deus?


2 comentários:

Marisa disse...

Pão por deus. Máscaras são para o Carnaval e bruxas há o ano inteiro.

Professora de Dança Criativa disse...

Pedias pão por Deus? Pensava que aqui no Continente não o faziam, pelo menos quando falo nisso, as minhas colegas não fazem ideia do que seja, pensava que era uma tradição mais dos Açores. É uma pena terem acabado com o feriado dia 1, assim já não o fazem tanto, mas como este ano calha no Domingo, tenho esperança que as crianças saiam à rua, e que o Halloween nunca se torne mais importante. É bom fazer coisas diferentes, mas as nossas tradições deviam ser mantidas e não esquecidas.